Usina de Letras
Usina de Letras
86 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62182 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22532)

Discursos (3238)

Ensaios - (10351)

Erótico (13567)

Frases (50584)

Humor (20028)

Infantil (5425)

Infanto Juvenil (4757)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140793)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1959)

Textos Religiosos/Sermões (6184)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Textos_Religiosos-->O MISTÉRIO DA TRINDADE -- 17/04/2006 - 09:17 (EDVALDO FERNANDES DE ANDRADE) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos



1. Deus


“A todo coração discernente e iluminado, está evidente que Deus, a Essência Incognoscível, o Ser Divino, está imensamente exaltado além de todo atributo humano, tais como existência corpórea, subida e descida, egresso e regresso. Longe esteja de Sua glória, uma língua humana celebrar adequadamente Seu louvor, ou um coração humano compreender Seu insondável mistério. Ele está, e sempre esteve velado na eternidade antiga de Sua Essência e permanecerá, em Sua Realidade, para todo o sempre, oculto da vista dos homens. Nenhuma visão O abrange, mas Ele abrange toda a visão.


Sabe tu com certeza que o Invisível de modo algum pode encarnar Sua Essência e revelá-La aos homens. Ele está e sempre esteve imensamente exaltado além de tudo o que se pode relatar ou perceber. De Seu recinto de glória, Sua voz constantemente proclama: “Verdadeiramente, Eu sou Deus; não há outro Deus além de Mim, o Onisciente, a Suma Sabedoria.

2. Mensageiros de Deus.

Estando a porta do conhecimento do Ancião dos Dias assim fechada ante a face de todos os seres, Aquele que é a Fonte da graça infinita determinou que aquelas luminosas Jóias da Santidade aparecessem do reino do Espírito na nobre forma do templo humano, manifestando-se a todos os homens para que dessem ao mundo o conhecimento dos mistérios do Ser imutável e relatassem as sutilezas de Sua imperecível Essência.

A porta do conhecimento do Ser Antigo sempre esteve e para sempre permanecerá fechada à face dos homens. Nenhuma compreensão humana conseguirá jamais acesso à Sua corte sagrada. Como sinal de Sua mercê, porém, e prova de Sua benevolência, manifestou Ele aos homens os Sóis de Sua guia divina, os Símbolos de Sua divina unidade, e ordenou fosse o conhecimento desses seres sagrados idêntico ao conhecimento de Seu próprio Ser. Quem os reconhecer terá reconhecido a Deus. Quem escutar o Seu chamado, terá escutado a Voz de Deus, e quem der testemunho da verdade de Sua Revelação, terá atestado a verdade do próprio Deus. Quem se afastar deles, terá se afastado de Deus, e quem neles não acreditar, em Deus não terá acreditado.

Cada um deles é o Caminho de Deus, que une este mundo aos domínios do além e é o Estandarte de Sua Verdade para cada um dos reinos da terra e do céu. São os Manifestantes de Deus entre os homens, as evidências de Sua Verdade e os sinais de Sua glória.

Os Portadores da Incumbência de Deus tornam-se manifestos aos povos da terra como os Expoentes de uma nova Causa e Reveladores de uma Nova Mensagem.
Cada um destes Manifestantes de Deus tem um grau duplo. Um é o da pura abstração e da unidade essencial. Neste respeito, se os chamares a todos por um só nome e lhes atribuíres às mesmas qualidades, não te terás desviado da verdade... Todos estão investidos do manto de Profeta e honrados com as vestes da glória... É claro e evidente que todos os Profetas são os Templos da Causa de Deus, embora aparecendo adornados de vestes diversas.

O outro é o grau de distinção e pertence ao mundo da criação e às suas limitações. Neste respeito, cada Manifestante de Deus tem uma individualidade distinta, uma missão definitivamente prescrita, uma Revelação predestinada e limitações especialmente designadas. Cada um deles é conhecido por um nome diferente, é caracterizado por um atributo especial, cumpre uma missão bem definida e lhe é confiada uma Revelação distinta....

É por causa desta diferença em seu grau e sua missão que as palavras e expressões que fluem desses Mananciais do conhecimento divino parecem divergir e diferir.

Sabei com certeza que a luz da Revelação Divina, em cada Era, foi concedida aos homens em proporção direta à Sua capacidade espiritual. Considerai o sol. Como são fracos seus raios no momento em que surge acima do horizonte. Quão gradativamente seu calor e sua potência aumentam, à medida que se aproxima do zênite, capacitando, entrementes, todas as coisas criadas a adaptarem-se à crescente intensidade de sua luz. E como declina, aos poucos, até alcançar o ponto do poente. Fosse o sol manifestar de súbito suas energias latentes, isso, sem dúvida, causaria dano a todas as coisas criadas... De igual modo, se o Sol da Verdade, nas primeiras fases de Sua manifestação, revelasse repentinamente a plena medida das potências das quais a providência do Todo-Poderoso O dotou, a terra da compreensão humana viria a definhar-se e a ser consumida, pois os corações dos homens não poderiam suportar a intensidade de Sua Revelação, nem refletir o esplendor de Sua luz. Esmorecidos e acabrunhados, deixariam de existir.


3. O Espírito Santo - o Verbo de Deus.


Sabe tu que o Verbo de Deus – exaltada seja Sua glória – é mais elevado e vastamente superior àquilo que os sentidos podem perceber, pois está santificado de qualquer propriedade ou substância. Transcende as limitações dos elementos que conhecemos e se eleva acima de todas as substâncias reconhecidas e essenciais. Tornou-se manifesto sem qualquer sílaba ou som e não é, senão o Mandamento de Deus, o qual abrange todas as coisas criadas. Nunca foi negado ao mundo da existência. É a graça de Deus que a tudo atinge, da qual emana toda a graça. É uma entidade imensamente além e acima de tudo o que tem existido e há de existir.

Cada coisa deve ter uma origem e cada construção, um construtor. Em verdade, o Verbo de Deus é a causa que precedeu ao mundo contingente – um mundo que está adornado com os esplendores do Ancião dos Dias - e, no entanto, está sendo renovado e regenerado em todos os tempos. Imensuravelmente exaltado é o Deus de Sabedoria que ergueu essa estrutura sublime.

A Palavra de Deus é a rainha das palavras e sua influência penetrante é incalculável. Sempre dominou e para sempre continuará a dominar o reino da existência. Diz o Grande Ser: A Palavra é a chave-mestra para o mundo inteiro, pois por sua potência as portas dos corações dos homens, ou seja, na realidade as portas do céu – se descerram. Mal irradiara sobre o espelho do amor um simples vislumbre da esplendorosa fulgência desta Palavra, quando nele se refletiram as abençoadas palavras “Sou eu o Mais Amado.”

É um oceano cujas riquezas são inesgotáveis, compreendendo todas as coisas. Qualquer coisa que se possa perceber é apenas algo que dele emana. Alta, imensuravelmente alta, é essa posição sublime, a cuja sombra se move a essência da excelsitude e do esplendor, envolvida em louvor e adoração.”
Ele é Quem, de Seu Domínio de Glória, a tudo ouve.
Deus testifica que nenhum Deus há, senão Ele, e Quem apareceu é o Mistério Oculto, o Símbolo Entesourado, o Livro de Suma Grandeza para todos os povos, e o Céu da generosidade para o mundo inteiro. É ele o Mais Poderoso Sinal entre os homens e o Alvorecer dos mais augustos atributos no domínio da criação. Por Seu intermédio apareceu aquilo que estivera oculto desde os tempos imemoriais e velado aos olhos humanos. É Aquele Cuja Manifestação foi anunciada pelas Escrituras celestiais, nos tempos antigos e nos mais recentes.

Quem Nele confessa sua fé, bem como em Seus sinais e testemunhos, terá reconhecido, verdadeiramente, aquilo que a Língua da Grandeza pronunciou antes da criação da terra e do céu, e antes da revelação do Reino dos Nomes. Por Seu intermédio surgiu entre a humanidade o oceano do conhecimento e jorrou o rio da sabedoria divina, a mando de Deus, o Senhor dos Dias.

Feliz o homem de discernimento que reconheceu e percebeu a Verdade, e aquele dotado de ouvido atento que escutou Sua doce Voz; bem-aventurada a mão que tenha recebido Seu Livro com tal resolução como provém de Deus, o Senhor deste mundo e do vindouro, e feliz o fervoroso caminhante que se apressou em recorrer a Seu glorioso Horizonte, bem como aquele dotado de poder... E infeliz quem haja rejeitado a graça de Deus e Sua bondade, e negado Sua terna misericórdia e autoridade...

Grande é a bem-aventurança daquele que, neste Dia, tiver rejeitado as coisas correntes entre os homens e aderido àquilo ordenado por Deus, o Senhor dos Nomes, Quem amoldou todas as coisas criadas, Quem veio do céu da eternidade através do poder do Nome Supremo e investido de tão invencível autoridade que nenhuma potência da terra consegue Lhe resistir. Disso dá testemunho o Livro Mãe, o qual faz Seu chamado das Mais Sublimes Alturas.”

Palavras de Bahá’ú’lláh


Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui